Foi cancelada a posse da nova diretoria da Associação Brasileira dos Agentes Digitais (Abradi), que deveria ter ocorrido na sexta-feira, 20/05. Os resultados da eleição realizada em 28/04 não foram oficializados até o momento porque, às vésperas da assembleia, a chapa liderada pela atual presidente, Carol Morales, impugnou a encabeçada por um dos atuais vice-presidentes, Daltro Martins, que se posicionou como oposição sob o nome de “Nova Abradi”. E que terminou recebendo 183 votos dos associados de várias Abradi regionais, contra 76 votos para a “Abradi Brasil”.
A alegação do grupo de situação é que José Daltro Martins Junior, ao registrar seu grupo, não teria conseguido comprovar sua vinculação, nem como sócio, nem como representante oficial, de qualquer associada à entidade, o que iria contra os estatutos. O candidato, inicialmente, citou pertencer a uma delas. Mas como a empresa não confirmou a tempo a vinculação, Martins trocou o nome da sua representada. Resultado: o grupo de situação optou por entrar com a impugnação.
Por sua vez, na réplica, a Nova Abradi questionou o prazo com que o protesto aconteceu, já que o estatuto estabelece que isto deveria ter ocorrido até 15 dias antes do pleito.
O desenrolar — que pode ser acompanhado nesta página sobre as eleições 2022 da Abradi — é que o debate já segue na fase de tréplica, valendo a informação do advogado Emerson Franco de Menezes, na abertura das eleições, de que, por conta da impugnação, qualquer resultado ali indicado estaria sub judice, até a avaliação final do conselho da associação.
Daltro Martins, em 2019, já havia sido eleito presidente da Abradi São Paulo. Na época, ele era diretor executivo da agência RPMA. Carolina Morales tornou-se presidente da Abradi em 2021, como vice de Marcelo Sousa, que se desligou do cargo, como registrou a Janela à época (veja link no rodapé)
Enquanto não houver decisão, portanto, Carol Morales segue à frente da associação que representa empresas e agentes do mundo digital.
LEIA TAMBÉM NA JANELA
• Marcelo Sousa deixa a presidência da Abradi e Carol Morales assume (em 25/03/2022)